Magali Borne

Wednesday, October 11, 2006

durkheim

Como as idéias do autor podem nos auxiliar a ler o mundo?


Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Quanto a Stuart Mill, Durkheim diz que sua definição e diversificação não pode estar reunida em uma só palavra pois pode conflitar com todas as influências que o homem recebe durante o processo de sua vida. E a influência que mais interessa é aquela que os adultos exercem sobre as crianças, que é a que deve ser chamada de educação.


Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.

Segundo Durkheim existem duas definições:
a) A definição do desenvolvimento harmônico onde existe o equilíbrio de todas as faculdades humanas até se atingir a perfeição, este desenvolvimento é desejável, mas poderá não ser realizável, pois muitas vezes o ser humano é obrigado a direcionar a sua conduta à áreas especializadas, deixando passar ao lado o experimento específico.
b) A definição utilitária que não satisfaz também. Faz o ser humano procurar ser feliz e viver, apesar de ser a felicidade variável de ser para ser. Tal definição fica suscetível ao pensamento de cada indivíduo e indetermina o ponto final da educação.
O ponto fraco dessas definições é que supõem-se existir uma educação perfeita aprovada para todos os seres independente de tempo, espaço e da diversidade cultural e costumes, mas existem muitas influências, pensares, costumes, a própria história que se interpõem neste processo e certamente todos devem ser avaliados e considerados.


O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Para definir educação, segundo Durkheim, deve-se considerar os sistemas educativos do hoje e do ontem, aprender com a história para criarmos um definição.


De acordo com Durkheim que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?

A diferença de culturas, de castas sociais fazem com que a educação tenha aspecto duplo.
E a educação nada mais é que preparar a criança para enfrentar a própria existência, buscando desenvolver-se nos aspectos intelectuais, morais e físicos que a sociedade política exige.
A cultura intelectual nem sempre foi reconhecida por todos os povos, o homem só veio conhecer a necessidade do saber quando a sociedade exigiu, a cultura física surgiu na história para formar homens belos e que superassem a fadiga, e a moral muda de acordo com a sociedade e com as necessidades do momento.

Segundo o autor que função o “ideal” a ser realizado tem que suscitar na criança?

Cada sociedade faz o seu ideal levando em conta seu lado intelectual, físico e moral, este ideal é o mesmo de todos os seres. E em determinado momento os grupos sociais fazem a divisão na educação, considerando grupos particulares como: casta, classe, família, profissão. E a educação tem suscitar na criança o desejo de desenvolver aptidões específicas ao objeto que se destina.


A partir da definição: ”A educação é a ação exercida pelas gerações adultas
sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objeto suscitar o desenvolvimento na criança certo número de estados físicos, morais e intelectuais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine”. O que conclui Durkheim? Explique.

Durkheim concluiu que a sociedade não existiria se todos os homens fossem
iguais, e que a diversificação é necessária permitindo as especializações.
A educação é o meio que prepara as crianças para a sua existência.


Como o autor explica que a sociedade e o indivíduo são idéias dependentes?

Bem longe de achar que a sociedade e indivíduo são antagonistas, Durkheim
resume em seres dependentes um do outro, pois o homem desejando a sua melhor melhora a sociedade. E por sua vez a sociedade exerce ação, muito através da educação engrandecendo o homem que chega ao quase ideal pelo seu esforço próprio, que é uma característica essencial do homem.

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