Magali Borne

Sunday, November 19, 2006

ECS 9 TEXTO INICIAL

Colaboração Magali Borne

Ao ler, não pude deixar de pensar que, dentro das devidas proporções, o que Marx e Engels descrevem neste texto escrito a mais de 100 anos, se compara a todos os estudos de hoje, se compara a todas as discussões que hoje são mantidas.Naquela época a Revolução Industrial foi uma das principais ppropulsoras do trabalho infantil e feminino e hoje acredito que a crise social é portadora de grande parte desta culpa.
Todos os membros da família precisa se preocupar e se ocupar com a busca do sustento repetindo a frase citada como exemplo de Marx; "quem quer comer tem de trabalhar, mas não só com o cérebro, mas com as mãos. A educação intelectual antes vista como desnecessária passou, com o tempo, a ter grande importância.
A formação do corpo docente passou a ser uma constante preocupação, hoje buscamos cada vez mais aprimorar todos os setores voltados ao professor. No passado o confinamento por determinado número de horas era o exigido, com o passar do tempo sentiu-se a necessidade e não só a educação inteletual como a corporal e a tecnológica tomaram força. estes tres tipos de educação, após analisados foram e são dados como meios importantes no processo de crescimento humano.
Após m uitos anos de lutas e buscas, regras,ordens,interpretações diversas as crianças começaram a ter os seus direitos infantis respeitados apesar de que ainda existe a exploração e o domínio. Marx cita que o homem pelo seu domínio é o burguês e a mulher representa o proletariado na sociedade familiar. Já na sociedade industrial a mulher se faz presente e é necessária.
Com a crise social a mulher teve que ir a luta para o seu sustento e muitas vezes da família, com a igualdade de direitos adquiridos por ela muitas coisas aconteceream e fizeram com que a estrutura familiar precisa da mulher como mantenedora, o que ao "meu" ver, muitas vezes é prejudicial porque toda a criança precisa de uma "mãe" presente.Em uma parte do texto Marx e Engels descrevem o uso da mão de obra infantil passiva que era aproveitada até mais ou menos os 17 anos e depois não havia mais campo de trabalho para eles e devido ao pouco uso de suas faculdades mentais eram seres fracassados e que iam aumentar o mundo da criminalidade. Hoje no contexto social a criminalidade existe porque? onde vamos buscar estas respostas?
Como trata no texto da introdução do livro, as referências feitas pelos autores não são um sistema pedagógico mas estabelecem um marco para o sistema começar a evoluir e contruir-se. E leva todos a pensarem e considerarem a atividade escolar como um fenômeno auto suficiente e independente. Na atual sociedade é necessidade incontestável que haja uma transformação radical na maneira de agir e de pensar quanto ao dominador e o dominado e que apesar do tempo as idéias destes pensadores ainda são problemas para serem resolvidos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home