Magali Borne

Saturday, October 28, 2006

CONTEÚDO DO DEBATE

Entrar em discussão com o tema “domínio” é apostar que todas as opiniões convertam para o mesmo ponto.
No nosso cotidiano, diariamente, passamos por situações de dominados e dominadores, devemos somente fazer com que haja um equilíbrio de nossas ações para que não ultrapassemos o limite, não interferindo no lado emocional e psicológico, tanto nosso como no do ser que temos que conduzir e orientar.



SER-ESTAR X PAPÉIS

Como educadores, estamos realmente, em todos os momentos fazendo o papel de dominador, pois quer queira ou não, temos um pouco mais de conhecimento cultural a ser partilhado e precisamos passar adiante e este momento tem que ser respeitado. O nosso ser/estar do momento faz com que o nosso papel seja este. Aí é que entra a nossa habilidade de fazer com que ele seja agradável e que o dominado (aluno) consiga adquirir os ensinamentos necessários.
Esta relação professor/aluno sempre existirá como dominador/dominado, somente deverá ser sempre revista para que não seja castradora.

PODER/HIERARQUIA

Poder sempre é um tema que inspira debate e muitas vezes transforma as pessoas.
O exemplo melhor de poder hierárquico numa escola é CREE/DIREÇÃO/PROFESSOR
As diretrizes vem do ápice da pirâmide e passa pela equipe diretiva, que muitas vezes também não é favorável a determinadas ordens, mas é obrigada a passa-las e cobra-las dos professores, formando aí descontentamentos e desentendimentos de muitos professores. Cabe, em todos os momentos, o uso do bom censo para que não haja abuso.
O poder hierárquico deve existir, mas sempre coerente com a realidade.

4 Comments:

At 10:29 AM, Blogger Ana Paula said...

oi sou do pólo de Alvorada, gostei das tua colocações. Sempre irá existir dominantes e dominados. Sinta sempre a vontade para visitar meu blog. Abraços

 
At 3:23 PM, Blogger Juçara said...

Oi Magali, tudo?
Passei por aqui procurando a letra e já aproveitei para dar uma lida nos trabalhos. Acho que estão muito bons, continua assim.
Um abraço

 
At 5:32 PM, Blogger Taty said...

Olá Magali, me chamo Tatiana e sou do pólo de Gravataí, concordo com as tuas colocações, atualmente somos professores e também alunos estamos sentindo na pele, mandar em sala e obedecer no pólo, brincadeira nem é tanto assim,eu nem lembrava mais como era ser aluno. Um abraço.

 
At 2:51 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Gurias

Eu tenho reservas em relação a "sempres e nuncas". Penso que, se a realidade é fruto de nossa ação no mundo, esta poderá ser diferente, transformada por nossa ação. Assim, o que pensamos que sempre foi e sempre será perde este determinismo e torna-se histórico, passível de mudança.

abraço,

Suzana Gutierrez

 

Post a Comment

<< Home